quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Nosso Verão Apenas Começou..."

Você já entrou de férias? Pois é, eu já e vim falar disso hoje. Depois de um ano cansativo no colégio ou trabalho, chegam as merecidas férias. Mas vim falar de uma coisa um pouco preocupante. Como nas férias as crianças e os adolescentes ficam em casa na maior parte do tempo sozinhos, sozinhos que eu digo sem um adulto por perto, os índices de acidentes domésticos aumentam, e muito. Parece ridiculo mencionar adolescentes, mas assim como as crianças, alguns são sem noção e inconsequentes. Afogamentos, queimaduras, choques, intoxicação, atropelamentos, quedas e até mesmo cortes fazem parte de aventuras de risco. Quem aí não tem aquele amigo Super-homem? Ou aquele que se acha o Nemo? Eu tenho, e esses aí são os piores. Uma simples brincadeira, como empinar pipa, torna-se algo perigo. Primeiro porque as pessoas tem aquela infeliz ideia de usar cerol na linha, que pode matar alguém depedendo do corte. Vou explicar: estou eu lá andando na rua, super distraída, vou e me corto na altura do pescoço com aquela linha da pipa, que eu nem tinha enxergado, pronto fim de linha, já morri. Parece exagero, mas não é. Existem muitos casos de pessoas que se não morreram, tiveram de amputar partes de seus corpos por causa do uso de cerol. Segundo, se a pipa enrosca na árvore ou na antena daquele vizinho, lá vai aquele amigo Super-homem buscá-la. Ele sobe, se desequilibra e cai ou sobe, tentar pegar a pipa e toma um choque nos fios. Pronto, mais problema. Também tem aqueles que saem com os amigos, vão ao clube, represa ou praia. Esses são os que mais me irritam. Querem fazer graça, não sabem nadar direito e vão para o fundo, de repente eles se afogam. Tudo bem, criança não tem noção do perigo, mas quando crescemos deverimos adquiri-la, né?! Também tem crianças que acabam tomando alguma substância química, tipo detergente ou água sanitária, se intoxicam e acabam passando mal. Ou querem pergar algo que está muito alto, sobem em alguma coisa e caem. Crianças que mexem no fogo se queimam, que brincam com facas e tesouras se cortam, que brincam com fios e mexem em tomadas tomam choque, que atravessam a rua sem um adulto ou olhar para os lados são atropeladas. São milhares de coisas, e não é ser pessimista e sim realista. Não estou dizendo para não empinar pipa nem nadar, mas para se divertir com cautela e atenção. Os pais devem orientar seus filhos, grandes e pequenos, das brincadeiras perigosas que devem ser evitadas ou supervisionadas por um adulto. Férias é um momento de descanso e diversão e o legal é poder dormir até tarde, ficar com a família e amigos, mas para que a bricadeira divertida não se torne perigosa, vale lembrar de todos os cuidados que devemos tomar dentro e fora de casa. Boas Férias a todos!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares